Categorias
Uncategorized

Símbolos Natalinos contando uma história de amor pelo Teatro

Vocês já se perguntaram de onde vem os símbolos de Natal?

Ao participar de um concurso para a Decoração de Natal do Teatro Sesi, do qual fomos ganhadores, seguimos à risca o critério do regulamento sobre a utilização dos símbolos da cultura tradicional, aquela que está no inconsciente coletivo, deixando aflorar todo o espírito natalino.

Criar essa decoração foi colocar em cena os valores e significado do Teatro Sesi, por meio de luzes, cores e formas, tendo a simbologia do Natal e os seus elementos como base para a construção dessa narrativa, contando uma história de amor pelo Teatro Sesi.

Queremos proporcionar experiências que estimulem os sentidos e gerem sentimentos, fazendo com que esse momento permaneça na memória, emocionando a todos como esse espaço cultural faz com quem o frequenta.

O Natal possui elementos simbólicos bem característicos que podem ser usados apenas como decoração. Teremos inúmeras combinações e propostas, todas belas por si só. Porém, por outro lado, a natureza universal desses elementos dificulta a caracterização e o fortalecimento da identidade do espaço que será por eles ornamentado. Afinal, não basta a beleza, o espaço busca uma alma que a habite.

Acreditamos que é essencial montar um ambiente com real significado, inclusive criando novos significados com os elementos natalinos já por todos conhecidos, transformando símbolos em situações emocionais. Essa é a idéia motriz que nos norteou. Através dessa experiência será possível criar memórias e uma simbologia que foge ao mero contexto de uma data comercial. Até porque essas peças não são apenas adornos, cada uma delas possui seu significado, ligado às origens da celebração. Sendo assim, ao criar essa proposta, demos importância não apenas a representação dos elementos, mas também aos rituais ligados ao Natal.

O Papai Noel representa um bom velhinho que surgiu na Turquia em 280 D.C. e foi inspirado em um bispo chamado Nicolau, que costumava presentear as pessoas pobres com saquinhos de moedas. O símbolo do Papai Noel foi incorporado em nossa decoração como uma analogia ao Teatro SESI, que oferta à comunidade seus shows e espetáculos a preços populares, democratizando o acesso, a formação de platéia e alimentando a alma.

Na sacada do Teatro haverão cortinas, em uma clara alusão ao universo teatral, de onde sai o Papai Noel segurando duas caixas oferecendo os presentes mais especiais às pessoas que ali estão: as máscaras da tragicomédia, símbolo do teatro, e da outra caixa as notas musicais dela se espalhando. Estes presentes simbolizam as ofertas dos reis magos para o menino Jesus Cristo, e se tornou um dos momentos mais marcantes e esperados do Natal, assim como são os projetos do Teatro SESI (comédias, dramas, shows), sempre nos oferecendo momentos culturais mágicos, que proporcionam diversão ou propõem reflexão.

Na esquina da sacada teremos o anjo Gabriel, que é o anjo da Anunciação. Ele foi o responsável por levar a mensagem do nascimento de Jesus à Maria. E ele será o responsável todas as noites por ser o arauto da alegria dessa época natalina. Ao acender das luzes, ele anunciará esse grande Teatro e iniciará a celebração dessa festividade com músicas tradicionais de Natal de domínio público.

Essa anunciação diária foi intencionalmente programada para que esse momento seja, pouco a pouco, marcado e aguardado (tal como o tradicional pôr do sol no bairro), proporcionando mais uma experiência emocional ao público, dentro do conceito de neurodesign.

No toldo haverá ramos de Natal com diversas estrelas espalhadas pelos ramos. O símbolo da estrela foi pensado como uma clara alusão aos nossos grandes astros baianos que passam pelo Teatro, bem como assumindo também o significado natalino da estrela como guia dos três reis magos desde o Oriente até a manjedoura onde se encontrava o recém-nascido Jesus. Da intersecção desses dois significados para este mesmo elemento, pretendemos conduzir os soteropolitanos, tal qual a estrela-guia, ao encontro do Teatro Sesi, um polo de arte e cultura feita por artistas, que estarão ali representados por aquelas estrelas.

Nas plantas de dentro do Sesi, serão pendurados sinos, que são o símbolo máximo da alegria ao anunciar o nascimento de Jesus Cristo, o Salvador. O sino também é o instrumento que avisa as pessoas para se reunir para um acontecimento (o que nos remete ao terceiro sinal utilizado no Teatro). Nada mais claro que celebrar um dos berços que fomentam nossa cultura e a alegria que ela proporciona, reunindo as pessoas para grandes acontecimentos.

Serão penduradas também nessas plantas as bolas natalinas. Elas simbolizam os frutos da árvore que germina talentos, dons, amor, perdão e esperança. Na bilheteria do teatro, assim como nas janelas, teremos ramos de natal com bolas e luzinhas compondo a decoração. As luzes, distribuídas por toda a decoração, substituem as velas que representam o fogo da vida eterna e a chegada de uma nova era – como sempre é a catarse que a arte nos propõe.

Na lateral do sobrado do Teatro, além do anjo Gabriel, teremos no contorno das janelas superiores, ramos, bolas e luzinhas natalinas. As janelas inferiores terão um laço simbolizando a proteção divina, um enfeite que é uma bênção! Para ter maior unidade, abaixo dos laços haverá guirlandas, que simbolizam sorte e também um convite para que o espírito natalino entre na casa, assim como o Teatro Sesi convida a cidade com a sua programação.

No frontão do sobrado, que é o nosso ponto mais alto, nosso ponto de destaque (assim como a estrela em uma árvore de Natal), será colocado a grande máscara da tragicomédia com os dois gorros do papai Noel, traduzindo bem o Teatro Sesi na simbologia natalina.

Atividades Interativas:

Uma das demandas do regulamento era fomentar a visitação. Sugerimos então, como forma de envolvimento e interação, a exposição em banner de um QR Code que direcionasse os visitantes para um quiz no site do Teatro Sesi, em que terão que identificar personagens, atores e cantores da Bahia. A critério da coordenação do Teatro poderá haver um sorteio de um par de ingressos para o reveillon/21 ou para um dos espetáculos/shows realizados no Teatro Sesi para as pessoas que acertarem todo o quiz.

Como exemplo da ideia, temos aqui um cantor e compositor que tanto representa o Teatro Sesi, e um personagem icônico do nosso teatro.

Para fazer mais uma brincadeira interativa da decoração, penduramos três meias, ao lado de um banner informando a origem da história das meias no Natal:

Três moças desejavam casar mas não tinham o dote, item indispensável ao casamento. O bispo São Nicolau (que inspirou o personagem do Papai Noel) resolveu ajudá-las e jogou três sacos de moedas pela chaminé, que caíram exatamente dentro das meias que as moças haviam colocado na lareira para secar, e assim elas puderam realizar seu desejo. Caso você também esteja a procura de um dote para casar ou queira apenas pedir sorte no seu casamento, escreva seu nome e do seu amor em um desses papeizinhos e coloque-o dentro de uma das meias ao lado.

Junto ao banner haverá post-its para que o visitante/cliente possa participar da brincadeira. No dia 31 de dezembro esses papéis serão queimados para que essa energia prodigiosa seja transmutada, assim como acontece todos os anos com as fitinhas do senhor do Bonfim. Essas meias terão bordadas os nomes de três casais amorosos, permitindo que as pessoas identifiquem-se com algum deles:

Jorge Amado & Zélia Gattai,

Lázaro Ramos & Taís Araújo e

Daniela Mercury & Malu Verçosa

Na frente dessas meias, pendurado no alto, haverá um ramo de visco, pois segundo os celtas o visco é o símbolo da fertilidade. Assim, os que se beijam debaixo do visco tem a promessa de felicidade e sorte no ano seguinte. Essa informação também deverá constar no banner, amplificando a experiência e tornando-a ainda mais divertida, em uma celebração a tradição natalina.

O Natal da Lado Doi2 é cheio de história pra contar, todas amorosas. E por falar em amor, esse projeto é dedicado a George Vassilatos!


*A Lado Doi2 fez apenas a concepção do projeto, não sendo responsável pela sua execução.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *