Categorias
Uncategorized

A iluminação e o ciclo circadiano

Para a realização de um projeto de interiores, é fundamental a análise da influência da iluminação no sistema circadiano. O ciclo circadiano é o período de 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico dos seres vivos, regulando o organismo entre o dia e a noite. Ele conduz os processos fisiológicos, nos predispondo a situações que podem levar a doenças, influenciando a temperatura do corpo, o sono, o humor, a digestão, força muscular, produção de hormônios e até mesmo a renovação celular. 

Quando a luz entra em nossos olhos, ela percorre dois caminhos distintos: o caminho visual e o caminho biológico. O caminho visual liga a retina ao córtex visual, nos ajudando a captar o mundo que nos cerca. Já no caminho biológico a luz atravessa fotorreceptores enviando um sinal para o nosso relógio biológico, que é uma pequena área no hipotálamo. Sendo assim, esse relógio é sincronizado pelos estímulos recebidos do meio em que vive.

Atualmente existem pesquisas voltadas para a criação de uma nova métrica para quantificar a luz para o sistema biológico, pois os sistemas atuais só a quantificam para o visual.

As pesquisas que relacionam luz e saúde, afirmam que o sistema biológico precisa de contraste, fornecendo a noção de passagem do tempo e oferecendo a possibilidade do corpo fazer uma marcação temporal. Infelizmente não conseguimos o ideal no nosso dia a dia, pois durante o dia pouco aproveitamos a luz natural intensa do sol, e a noite quando você deveria ter essa quantidade regulada, acaba recebendo uma grande quantidade de luz azul, que é um intervalo do espectro de luz visível e possui alta energia.

Apesar do sol emitir luz azul natural, durante o dia ela é interessante porque aumenta a atenção, o tempo de reação e o humor. Já a noite, a luz azul artificial emitida pelos dispositivos eletrônicos, dificulta nosso relaxamento e por consequência o nosso sono, além de prejudicar os olhos.

A possibilidade da luz artificial fez com que a população aumentasse a exposição a fase clara quando já está escuro, sendo expostos a uma iluminância uniforme e constante, criando um descompasso na relação com os ciclos naturais de claro e escuro. Nos espaços urbanos, o trabalho não mais obedece a transição do dia para a noite. Algumas pessoas passam a maior parte do dia trabalhando em ambientes internos, com pouca ou nenhuma exposição à luz solar, sem janelas e sem contato com o ambiente exterior. Quem fica submetido a estas condições por períodos prolongados, pode se desconectar do meio ambiente.

Passamos quase 90% do nosso tempo diário em ambientes construídos. Com a pandemia, esse tempo passou a ser quase 100%. Por isso é tão importante que ele seja saudável.

Um designer deve usar a iluminação nos seus projetos para promover ritmos circadianos saudáveis preocupando-se com o contraste entre a luz a que você está exposto durante o dia e a escuridão a que você está exposto durante a noite. Essa iluminação dinâmica proporcionará uma vida mais saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *